sábado, 29 de dezembro de 2012

Google quer roubar 90% dos usuários do Office em 2013

Entre os pilares que sustentam a Microsoft, dois deles chamam a atenção pela importância que possuem: o Windows e a suíte de aplicativos Office. Para manter sua posição no mercado, a empresa investe pesado em ambos, sempre procurando oferecer funções novas que mantenham os consumidores interessados nesses produtos.
Porém, se depender da Google, a companhia de Steve Ballmer deve temer pelo seu futuro. Em 2013, a gigante das buscas pretende conquistar a preferência de nada menos que 90% das pessoas acostumadas a usar programas como o Word, Excel e Power Point — sua principal arma para que isso ocorra é o serviço online Google Docs.

“Nosso objetivo é conquistar os 90% de usuários que não precisam das ferramentas mais avançadas do Office”, afirma Amit Singh, vice-presidente da unidade empresarial da Google. Segundo ele, a empresa está fortalecendo as ferramentas disponíveis em sua suíte de aplicativos de forma a conseguir atrair mais pessoas para o sistema.
A expectativa da empresa é que, ao diminuir as diferenças existentes entre seus aplicativos e aqueles desenvolvidos pela concorrente, ela conseguirá ampliar rapidamente sua base de usuários. Caso os planos da companhia deem certo, Steve Ballmer deve ganhar mais uma razão para temer o fim de seu período à frente da Microsoft.


Google faz vídeo especial de Natal com Android

Muitas empresas divulgaram vídeos temáticos das festas de final de ano, e o Google, como sempre, não poderia ficar de fora. Já famosos também pelos seus vídeos promocionais, o Google não deixou a desejar com seu novo material, o “Happy Holidays From Android”.
Filmado na sede o Google durante uma festa de final de ano da equipe do Android, o vídeo conta uma história de um empregado que, durante a celebração, nota um Bugdroid solitário e triste. O funcionário posiciona diversos dispositivos Nexus com funcionalidades diferentes, formando um ambiente para comemorar a noite de Natal.
Os aparelhos exibem lareiras, queda de neve e uma árvore de Natal. E, juntamente com todo o contexto, uma trilha muito natalina e envolvente. A empresa ainda mostra alguns itens que ainda não estão disponíveis para compra, como docks para Nexus 7 e Nexus 10; uma pequena amostra do que será anunciado em breve.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

YouTube puni gravadoras dos EUA por volação dos termos de uso

O site de vídeos YouTube acusou as principais gravadoras dos Estados Unidos de usarem recursos para "inflar" o número de visualizações de clipes musicais para, desse modo, conseguirem destaque entre os conteúdos mais acessados no endereço. Como punição, o Google, dono do site, removeu mais de 2 bilhões de visualizações de vídeos que usaram os métodos "ilegais" para conseguir popularidade.

De acordo com o Google, foram removidas visualizações dos vídeos de gravadoras com o RCA, Sony e Universal. A companhia acusa as três de usarem serviços como o Fiverr, especializado em aumentar a popularidade de conteúdos publicados na internet.
A Universal perdeu cerca de 1 bilhão de visualizações em seus vídeos, a Sony viu suas visualizações caírem de 850 milhões para 2,3 milhões e a RCA perdeu quase 60 milhões de acessos do conteúdo.

Esta prática vai contra as regras de uso do YouTube, que diz "que a compra de assinantes, visualizações e outras funções dos canais" violam o uso do serviço. "Caso as visualizações dos vídeos sejam consideradas artificialmente aumentadas, usando spam ou programas suspeitos, o vídeo e o canal podem ser suspensos", diz as regras do YouTube.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Google vai testar rastrear publicidade offline através das compras

Além de registrar o que você pesquisa na internet e as páginas que visita no Chrome, a Google vai passar a vigiar as compras que você faz fora da rede mundial de computadores. Através de um novo programa de publicidade conhecido como Conversions API, a companhia vai ajudar donos de negócios a construir e registrar os perfis de seus consumidores.

Essas informações vão ser compartilhadas com a gigante de buscas, que poderá utilizá-las como forma de exibir publicidade direcionada a seus usuários. “Entendemos que a propaganda online também influencia negócios offline. Para esses negócios perdidos e trazer o mundo offline para o universo online, estamos anunciado fase beta aberta do Conversions API”, afirma a empresa em uma atualização em seu blog oficial.

Entre os aspectos que vão ser registrados pela Google estão as transações feitas por cada loja, incluindo detalhes sobre o tipo de item vendido a cada cliente. Embora a empresa tenha afirmado que vai tomar diversas medidas para não invadir a privacidade daqueles afetados pelo sistema, não deve demorar muito para que, após comprar uma jaqueta ou tênis, você passe a ver propagandas de itens semelhantes em seu navegador.



Google antecipa novidades do Chrome 25

Ainda estamos usando a versão 23 e o Google já adiantou a maior novidade da versão 25 do navegador Chrome. De acordo com o gigante da internet, esta versão impedirá que extensões possam ser instaladas de modo silencioso.
 Em outras palavras, este recurso irá bloquear qualquer programa que queira instalar algo como uma barra de ferramentas ou um campo extra de buscas. Este tipo de instalação foi popular entre usuários em versões antigas do Internet Explorer e até do Firefox. Programas de antivírus e até o Skype levavam algo extra para o navegador, que poderia não ser instalado simplesmente ao ler com cuidado os termos de instalação.

A instalação não está impedida completamente, pois o Chrome irá avisar que algo foi instalado e trará a opção de remoção do novo conteúdo, por completo. Porém, se o mesmo aplicativo tentar uma nova instalação que já foi negada, o Chrome impedirá automaticamente esta nova tentativa, sem intervenção do usuário.
O Google aconselhou que  os desenvolvedores criem sites para a instalação por vontade própria do usuário, que deverá clicar para instalar. Desta forma, o navegador não impedirá qualquer instalação.


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Gangnam Style chega a 1 bilhão de visualizações

Se você assistiu ao menos uma vez o vídeo “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy, você faz parte da história do YouTube. O vídeo acaba de atingir a marca de 1 bilhão de visualizações, um feito inédito na história do site que é propriedade da Google.

Postado em 15 de julho de 2012, o vídeo demorou pouco mais de seis meses para alcançar a marca inédita. Nos últimos meses, a “Gangnam Style” mania se tornou uma verdadeira febre mundial, o que colaborou para a rápida evolução no número de visualizações.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Google ganhou a guerra contra Apple disse o ex-CEO

O diretor do Google, Eric Schmidt, acredita que a guerra travada entre sua companhia e a Apple, no mercado de smartphones, está quase acabada. Para ele, a vitória já é do Google.


Um relatório da empresa de pesquisa IDC mostrou que o número de dispositivos com Android representou 75% da demanda do mercado mundial no terceiro trimestre de 2012, enquanto o iOS ficou em segundo lugar com 14,9%. No mesmo período de 2011, o Android possuía 57,5%, contra 13,8% do concorrente.

Schmidt comparou o embate entre as duas empresas com a disputa entre a Apple e a Microsoft há 20 anos, pelo mercado de sistemas operacionais. “É uma grande mudança de plataforma, mas estamos vencendo esta guerra”, afirmou.
O diretor acrescentou que o Google está confiante em sua habilidade de atrair usuários e anunciantes. Como hoje as pessoas dependem mais de dispositivos móveis, deixando computadores tradicionais em segundo plano, o Google tem usado a estratégia de ceder a receita para seus parceiros responsáveis pelo hardware – como a Samsung.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Google+ recebe mega-atualização de fim de ano

Google segue tentando engrenar a sua rede social, o Google+. A empresa anunciou um pacotão de novidades para os aplicativos de Android, que chega à versão 3.3, e iOS, versão 4.0, do serviço, além de suporte a Hangouts com banda "ultrabaixa".

Os dois aplicativos ganharam recursos para edição de perfil e notificações quando houver novidades para ler. Também foram implantados suporte às novas Comunidades do Google+  e a possibilidade de fazer assinaturas para receber notificações de seus círculos.

Os Eventos do serviço também ganharão novidades. Será possível enviar mensagens para convidados específicos e ver quais deles 'abriram' o convite, entre outras novidades.

Os usuários de Android poderão fazer backups de suas fotos em tamanho completo e deverão também receber suporte a GIFs animados. Já os do iOS terão mais facilidade para mudar as fotos com um deslizar de dedo na tela, além de exibir as imagens em tamanho cheio com apenas um toque.

"Neste fim de ano, tentamos oferecer um presente para todos. Seja você um fã do iPhone ou Android, há uma novidade para cada um em nosso maior lançamento do ano", diz Dave Besbris, vice-presidente de engenharia do Google.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Google lança confirmação de toque em publicidade para mobile

Pense que você está usando o seu smartphone para acessar a internet e o site visitado está cheio de banners promocionais. Qualquer toque na tela que for feito com distração pode fazer com que você acabe em uma janela estranha — e isso é irritante ou no mínimo bastante chato, não é?
Para evitar esse tipo de chateação na sua própria página, a Google lançou uma ferramenta bastante útil, que é a confirmação de toque em propagandas. Dessa maneira, sempre que você tocar em algum banner, por exemplo, vai ser necessário confirmar novamente essa ação e só depois entrar no site responsável por essa publicidade.

Um motivo importante

Apesar de ser uma atitude muito útil e bacana, a Google não a lançou apenas por ser boazinha. A real intenção é mensurar de maneira correta qual é a eficácia da publicidade em dispositivos móveis — mas a empresa já deixa claro que ela é eficiente sim, eles só querem saber o quanto.
Como você pode conferir na imagem que está no topo desta notícia, sempre que você tocar em alguma propaganda, uma mensagem vai aparecer, perguntando se você realmente que acessar o site em questão. E aí, o que você achou dessa iniciativa?



Google descontinua serviços e funcionalidades

Google anunciou nesta semana que deve descontinuar algumas funcionalidades do Google Calendar além de outros serviços pouco utilizados pelos usuários. Os campos de agendar compromissos no Google Calendar, por exemplo, deixarão de existir por conta da baixa popularidade de uso.

A sincronia do calendário com o Exchange ActiveSync, da Microsoft, também será desabilitada e, em seu lugar, a empresa deve adotar o CardDAV, solução lançada recentemente que oferece acesso similar via IMAP, CalDAV e CardDAV. Além disso, a sincronia com o Symbian S60 e SyncML deixarão de existir.
Por fim, as mudanças de final de ano incluem a descontinuidade do app Punchd, que permite manter os seus cartões de fidelidade no smartphone. O serviço foi adquirido pela Google em junho de 2011 por US$ 10 milhões, mas não emplacou e deve ser incorporado pelo Google Wallet no futuro.