quarta-feira, 16 de maio de 2012

Google reformula algoritmos de busca semantica

O Google está reformulando o mecanismo de busca do site dos Estados Unidos de maneira a fornecer a seus usuários acesso rápido a respostas sem que eles sejam obrigados a deixar a página, disse a empresa. "Este é um primeiro passo para a construção da próxima geração de pesquisa, que bate na inteligência coletiva da web e entende o mundo um pouco mais como as pessoas fazem", diz um posto no blog oficial da companhia.
O novo processo de busca é baseado no que o Google chama de "gráfico de conhecimento" - o que significa que o site tenta identificar de maneira rápida o contexto em torno das palavras-chaves procuradas pelos usuários. Isso significa, segundo o Google, que o buscador reduzirá os resultados ao que o usuário realmente procura.
No exemplo dado pela companhia, o Google afirma que, em uma busca pelo termo "Taj Mahal", o buscador vai conseguir entender as nuances entre o monumento e o músico assim como o usuário faz.
"Ao longo dos anos, conforme ferramentas de busca evoluíram, as pessoas exigem mais", disse o vice-presidente de engenharia do Google e chefe de buscas, Amit Singhal, numa entrevista. "Acreditamos que essa é a próxima grande melhora na relevância de buscas".
O redesenho, que por enquanto afeta apenas usuários situados nos Estados Unidos e que utilizam o website em inglês, será implementado gradualmente a partir desta quarta-feira em plataformas desktop, celulares e tablets. O Google planeja eventualmente expandir as novas capacidades de busca para além dos Estados Unidos, disse Singhal, sem especificar quando.
Muitos dos resultados terão mais elementos gráficos, se comparados à lista padrão de resultados de busca, como mapas e fotos de resultados relacionados, muitas vezes em pop-ups separados. A ideia é deixar que usuários descubram que informações relacionadas são de interesse e cliquem para alcançá-los, disse Stinghal.
A reformulação é o mais recente exemplo de empresas de busca que estão deixando de oferecer apenas uma lista de links como resultado. Na semana passada, o Bing, da Microsoft revelou um redesign que inclue uma coluna de "visualização instantânea". No ano passado, o Yahoo! apresentou sua "caixa de busca direta".

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